Nutrição

Você sabia que a alimentação é um processo influenciado por vários fatores?

 
Sociais, econômicos, fisiológicos, religiosos, emocionais… dentre outros. E tudo isso deve ser considerado em um plano alimentar. A comida é muito mais do que “caloria”, e alimentar-se não se resume a restrições, privações ou qualquer uma dessas coisas que levem ao sentimento de ansiedade, frustração ou até mesmo medo do alimento. 

O acompanhamento com o nutricionista visa justamente ajudar a alcançar suas necessidades biológicas, cuidando da saúde física, mas também respeitando sua saúde mental; entendendo que cada pessoa é única e tem seu próprio processo de mudança.

Por isso, as consultas são individuais, com a realização de avaliações antropométricas e dos exames laboratoriais, para avaliar o estado nutricional do paciente. Além disso, faz-se uma anamnese completa do paciente, justamente para compreender sua alimentação e traçar estratégias que estejam dentro da sua realidade. E tudo isso sempre através de uma escuta ativa, um diálogo aberto e a construção de uma relação de acolhimento, cujo principal objetivo é colocar o paciente no centro do processo, e dar a ele segurança, leveza e autonomia sobre sua alimentação.  

 

Especializações

Nossa Nutricionista é Pesquisadora Aperfeiçoanda da Maternidade Escola da UFRJ e Nutricionista Treinanda do Hospital Maternidade Herculano Pinheiro, com atuação também no Banco de Leite Humano da unidade, que faz parte da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH-BR).

Trabalha com gestantes e puérperas, com acompanhamento individualizado da programação do ganho de peso gestacional adequado e das necessidades nutricionais demandadas pela gestação.

Atua no acompanhamento, rastreamento e intervenção de possíveis carências nutricionais durante a gestação, através da anamnese alimentar, dos exames laboratoriais e da avaliação de sinais clínicos;

Além disso, realiza um trabalho de orientação e auxílio sobre amamentação, seja na gestação ou no puerpério.

Como nutricionista pesquisadora aperfeiçoanda da Maternidade Escola da UFRJ, atende também gestantes com complicações mais específicas, como por exemplo diabetes (prévia ou gestacional) e síndromes hipertensivas (prévia ou gestacional).

Atende crianças a partir dos 6 meses, auxiliando no início do processo de introdução alimentar, que evolui de acordo com a idade e desenvolvimento da criança.

O trabalho com adolescentes (15-19 anos completos), visa a reeducação alimentar e autonomia alimentar.


Atua monitorando e acompanhando o comportamento alimentar que esse jovem apresenta, ou seja, atendendo demandas de comportamentos de risco em relação a alimentação.


Atendimento de jovens com Síndrome do Ovário Policístico (SOP), obesidade e sobrepeso.


Trabalho com intervenções dietéticas, mas também atividades educativas sobre alimentação e comportamento alimentar.

– Atendimento a mulheres adultas com Síndrome do Ovário Policístico;


– Mulheres com obesidade e sobrepeso, através da reeducação alimentar.

A visão do comportamento alimentar do paciente é a chave para a construção de uma relação de confiança e autonomia sobre a comida e, por isso, atuamos com a Nutrição Comportamental em todas as consultas, independente da faixa etária.


Na Maternidade Escola da UFRJ, nossa Nutri atuou em trabalhos sobre Comportamento Alimentar de Risco durante a Gestação;


E atendimento a adolescentes, mulheres adultas não grávidas e gestantes que apresentem comportamentos alimentares de risco e/ou demais questões associadas à sua relação com a comida.

Você tem interesse no Atendimento Nutricional? Conhece alguém que tenha? Entre em contato conosco!

 

Fale conosco